Tertúlias quaresmais na Semana Santa

A celebração da Semana Santa em Esposende começa no próximo dia 17 com a bênção dos Ramos na Igreja da Misericórdia e culmina com a segunda-feira de Páscoa, dia 25, com uma missa solene na Igreja Matriz, à qual se segue a tradicional procissão da recolha das imagens da Senhora da Piedade e da Soledade. Mas até ao fim da época quaresmal, há tertúlias quaresmais às sextas-feiras, às 21.30 horas no Centro Paroquial de Esposende.
Do programa destaca-se a procissão das velas com o andor de N. Sra. da Soledade, desde a capela da N. Sra. da Saúde até à Igreja Matriz - que se realiza às 21.00 horas dia próximo dia 20.
Imagens da Senhora da Piedade e Soledade nas procissões

A Quinta-Feira Santa será celebrada à tarde com uma Missa da Instituição da Eucaristia, com a cerimónia do ‘Lava-Pés’ e à noite com o sermão do Pretório realiza-se na Igreja da Misericórdia por Manuel de Oliveira Couto, de onde sairá o Andor do Senhor dos Passos para o encontro com Nossa Senhora, junto à Igreja Matriz, com o respectivo Sermão do Encontro.

A procissão prosseguirá pelas habituais ruas da cidade, recolhendo à Igreja Matriz, onde termina com o Sermão do Calvário. A procissão do enterro do Senhor tem lugar a partir das 21.30 horas, iniciando na Igreja da Misericórdia.
O domingo de ressurreição é celebrado de manhã com a missa paroquial e à tarde com a visita pascal e no dia seguinte as imagens regressam às capelas.

28-03-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário