Saúde mobiliza centenas

No âmbito do projecto “Crescer Saudável”, da responsabilidade da Câmara de Esposende, em parceria com o Centro de Saúde e as escolas do concelho, realizou-se a Semana da Saúde, que mobilizou 1500 pessoas.
Além de assinalar o Dia Mundial da Saúde pretendeu-se sensibilizar a comunidade escolar, para a importância da saúde como um bem a cuidar.
A educação para a saúde passa pelo fomento de estilos de vida saudáveis, como forma de prevenir riscos que possam levar à doença, foram desenvolvidas várias actividades, com um tema específico em cada dia.

O tema “Prevenir é sempre o melhor remédio!” apelou à importância da prevenção, tendo sido desenvolvidas várias acções de sensibilização para os cuidados a ter com a saúde. Na EB 2,3 António Correia de Oliveira, a Associação AVC alertou para os “Sinais de um AVC”, enquanto que na Escola Básica Integrada da Apúlia, a presidente da Associação Diabéticos do Minho e médica pediatra do Hospital Santa Maria Maior de Barcelos explicou como “Prevenir a Diabetes”.

Na Escola Básica Integrada de Forjães, decorreu uma sessão de esclarecimento sobre a temática da vacinação contra o cancro do colo do útero, desenvolvida pela Liga Portuguesa contra o Cancro.
“Somos o que comemos…” é o tema que esteve em foco no dia que apelou à alimentação saudável. Na EBI de Forjães decorreu a actividade “Uma vida HIPER saudável!”, promovida pelo grupo Sonae, e na EB 2,3 António Correia de Oliveira esteve presente o projecto “Alimentação em Acção”, do Instituto Português da Juventude.

Houve um apelo a que todos pratiquem exercício físico, por uma vida mais activa, fazendo jus ao slogan “Mexe-te”. Cada escola desenvolveu um conjunto de actividades que apelam à prática de exercício.

Na Escola Básica Integrada de Apúlia decorreu uma sessão de formação sobre práticas a adoptar em acidentes, promovida pelos Bombeiros Voluntários de Fão. No Dia Mundial da Saúde, sob o tema “Gestos que Salvam”, pretendeu-se incentivar a comunidade a adquirir boas práticas, de forma a propiciar um ambiente escolar mais seguro e saudável e uma cultura de segurança.

12-04-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário