'Fantasia Ambiente' coloriu Esposende

Um cortejo cheio de cor e animação, marcado por apelos à preservação do ambiente. Foi assim o Desfile de Carnaval “Fantasia Ambiente”, que, ontem de manhã, percorreu as principais ruas de Esposende, num espectáculo que atraiu largas dezenas de pessoas e que trouxe um colorido diferente à cidade.


“Boa Energia para Todos” foi o tema proposto para a 11.ª edição desta iniciativa, que o Município de Esposende realiza no âmbito dos Programas de Educação para a Sustentabilidade 2011/2012, integrando as campanhas de sensibilização sobre separação selectiva e alterações climáticas, previstas ao nível do projecto “Esposende Cidade Natura”.

Os estabelecimentos de educação e ensino e as instituições concelhias foram desafiados a transmitir mensagens de índole ambiental relacionadas com a promoção da eficiência energéti ca e do uso de fontes de energia renováveis, bem como a redução de utilização de fontes energéticas poluentes.

Com efeito, a Organização das Nações Unidades (ONU) declarou 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para todos, e o Município aderiu ao Pacto de Autarcas, comprometendo-se a aumentar a eficiência energética, a reduzir as emissões de Gases com Efeito de Estufa e a aumentar a utilização de renováveis.

Como habitualmente, as fantasias e os acessórios dos cerca de 1 000 participantes no cortejo foram confeccionados com desperdícios e materiais recicláveis, no sentido de promover a aplicação da Política dos 3 R’s e sensibilizar a população para preservação do meio ambiente. O resultado foi um desfile de criatividade e imaginação, bastante apreciado e elogiado por todos quantos tiveram oportunidade de assistir ao desfile.

18-02-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário