10.º Encontro Luso-galaico de BTT reuniu milhares de pessoas em Esposende



A edição mais concorrida de sempre. Foi assim o 10.º Encontro Luso-galaico de BTT do Município de Esposende, que decorreu nos dias 21 e 22 de Abril, com a participação de aproximadamente 3 000 atletas, numa organização da Câmara Municipal de Esposende e da empresa municipal Esposende 2000, em colaboração com diversas associações concelhias.


Uma vez mais ficou provado que este é um dos maiores eventos de BTT do Norte do país, atraindo participantes de diversas localidades e muitos espanhóis, sobretudo da vizinha Galiza, e, consequentemente, muitos visitantes.

Nelson Sousa, de Barcelos, (3:01:28) foi o vencedor da Maratona, a principal prova do encontro, disputada ao longo de 70 quilómetros. Em 2.º lugar ficou José Rodrigues, de Guimarães, (3:05:55) e o 3.º classificado foi João Marinho, de Amarante (3:08:04).


Em femininos, Marina Leitão, de Águeda, classificou-se em 1.º lugar (4:06:26), em 2.º lugar ficou Ester Alves, da Póvoa de Varzim (4:10:52) e em 3.º ficou Patrícia Almeida, de Antas (4:21:30).

Relativamente à Meia Maratona, prova de 35 quilómetros, o vencedor foi João Silva, de Esposende, (1:47:19). Em 2.º lugar ficou Abel Machado, de Esposende, (1:50:57) e em 3.º classificou-se Nelson Costa, de Ponte de Lima (1:54:03).


Quanto aos femininos, a vencedora foi Liliana Couto, de Santa Maria da Feira (2:08:41), em 2.º lugar ficou classificada Susana Santos, de Vila do Conde (2:18:09) e no 3.º posto ficou Cristina Vilas Boas, de Barcelos (2:34:50).

Pelo segundo ano consecutivo, realizou-se a Maratona Extreme, uma prova de dificuldade elevada, que decorreu em duas etapas, ao longo de 190 quilómetros, abrangendo os concelhos de Esposende, Ponte de Lima, Caminha e Viana do Castelo. O vencedor desta prova foi André Alves, de S. Romão do Neiva, o 2.º lugar coube a Marco Martins e o 3.º a Francisco Rosa. Nos femininos, venceu Maria de Fátima Melo, a segunda classificada foi Sandra Guedes e o 3.º lugar coube a Isabel Cristina Torres.


Ao Concurso BIT (Bicicletas Incrivelmente Transformadas) concorreram quinze projectos, sendo que o 1.º lugar coube ao “BIT Bombeiros”, da Escola EB 2,3 António Correia de Oliveira, de Esposende. Em 2.º lugar ficou o projecto “DunaRoller”, da Dunar, e o 3.º lugar foi para a “Bike Chopper”, de Hugo Samuel Gorita.

Para além das provas de BTT, o programa do Encontro Luso-galaico incluiu também o Passeio Júnior, um passeio familiar, com um nível de dificuldade baixo, que decorreu no passado dia 21, ao longo de um percurso de cerca de 25 quilómetros.

A edição deste ano contou também com concentração de bicicletas clássicas, onde foi possível apreciar verdadeiras relíquias de duas rodas. A pensar nos acompanhantes dos atletas e nos milhares de pessoas que vieram até Esposende este fim-de-semana, foi realizado um roteiro de visita pelo concelho e uma caminhada pela restinga, tendo ainda estado a funcionar o espaço Kids Camp, para os mais pequenos.

23-04-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário