Educação ambiental sustentável

Terminam no dia 1 de Junho as inscrições para participar no I Seminário de Educação Ambiental: Educação e Cidadania para uma Intervenção Ambiental Sustentável, a 4 de Junho no Auditório Municipal de Esposende. A iniciativa insere-se no âmbito de um trabalho de colaboração entre o Parque Natural do Litoral Norte (Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade) e alunas da UMinho, da Licenciatura de Educação.


A intervenção levada a cabo pelas discentes na instituição cingiu-se a uma área específica, designadamente a valência da Educação Ambiental. Ao longo do ano o trabalho desenvolvido debruçou-se na observação, análise e posterior intervenção no contexto profissional. É objectivo a atingir a criação de uma “Rede de Voluntariado”, assente numa pedagogia transformadora.

A Rede de Voluntariado, visa potencializar as sinergias locais para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos ecológicos, assentes no exercício de uma cidadania activa, e promover acções na comunidade a favor do desenvolvimento sustentável, através de competências sociais e sensibilização da sociedade para o ambiente e promoção do desenvolvimento. A escolha do público-alvo recaiu em alunos do 12.º ano, das turmas A, B e C, da Escola Secundária Henrique Medina. Os jovens inscreveram-se para agir como monitores de educação ambiental em contextos escolar, familiar e da comunidade.

Os voluntários devem tornar-se agentes de mudança que procuram ajudar a modificar os estilos de vida e condições ambientais negativas para o ambiente visando promover a sua protecção.
Agora, a Rede de Voluntariado criada está a receber formação num conjunto de sessões que estão a decorrer no PNLN, nas quais se pretende proporcionar um espaço interactivo de reflexão, onde se desmistificam, constroem e transformam significados e práticas quotidianas relacionadas com o ambiente.

Mais do que trabalharmos para o desenvolvimento da responsabilidade social, visamos o desenvolvimento da responsabilidade individual, aquela que toca a cada um de nós, nas mais diversas e simples tarefas do dia-a-dia. Este seminário surge como forma de optimizar todo o trabalho desenvolvido pelos voluntários, e e partilhar com a comunidade as potencialidades das sinergias locais.

29-05-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário