Autarquia recupera mercado

A Câmara de Esposende abriu concurso público para a recuperação do Mercado Municipal local, numa intervenção estimada em cerca de 450 mil euros, informou fonte da autarquia.
Os trabalhos têm um prazo de execução de oito meses, devendo ficar concluídos no início do próximo ano. Segundo a câmara municipal, esta intervenção visa “recuperar o edifício onde está situado o actual mercado”, de forma a “criar melhores condições de trabalho” e imprimir uma “imagem mais apelativa” ao espaço.


Assim, as lojas localizadas a sul do edifício “vão ser substituídas por uma zona ampla, passível de ser aberta ao exterior”, o que permitirá criar, não só “um melhor controlo das actividades do mercado”, mas ainda uma “maior proximidade entre vendedores e o público”, avançou ainda a edilidade. As bancas fixas também serão “substituídas por bancas amovíveis” para que seja possível a realização esporádica de eventos culturais, recreativos ou gastronómicos.
No exterior, vai ai
nda ser instalada “uma esplanada” que funcionará integrada no café que também ali vai existir.

Estas obras, a realizar no Mercado Municipal de Esposende, serão realizadas ao abrigo do Programa Operacional da Região Norte que visa a regeneração urbana e que está a ser aplicado em mais outros 75 municípios do Norte, num investimento global de 520 mil euros, sendo que 330 mil provêm de fundos comunitários. No caso de Esposende, o investimento global é de sete milhões de euros, sendo que a autarquia vai disponibilizar apenas 1,3 milhões de euros. A restante verba é oriunda do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Denominado ‘Urbi Esposende’, este projecto, que vai incidir sobre as freguesias de Esposende e Marinhas, incluirá obras, não só no mercado municipal, mas também a edificação de um Centro de Segurança, que vai aquartelar a GNR de Esposende, assim como a instalação de um museu do mar e um parque de gerações. Refira-se, ainda, que todas estas intervenções deverão estar concluídas em Agosto do ano de 2013.

22-07-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário