Castro de São Lourenço vai ter bar e envolvente qualificada

A Câmara Municipal de Esposende, tem vários projectos para prosseguir a qualificação daquele espaço, afirmou o o presidente da autarquia, João Cepa, na inauguração do Centro Interpretativo do Castro de S. Lourenço.


“Vou tentar nestes dois anos concretizar um projecto que foi, na fase de estudo prévio, desenvolvido pela Junta de freguesia de Vila Chã, que vem compensar as valências da ideia inicial para centro interpretativo”, adiantou o edil ao Correio do Minho.

“O Centro Interpretativo do Castro de S. Lourenço, inicialmente, estava previsto como um espaço expositivo, incluindo uma área de restauração, porque é uma zona muito procurada para piqueniques e até há aqui estruturas pré-fabricadas, dinamizadas pelas instituições locais”, explicou João Cepa.

“Com a obra já em andamento, quisemos ser mais ambiciosos e eu desafiei a Junta de freguesia a aceitar que fosse redefinido o programa do centro interpretativo e que a parte da restauração fosse substituída pelo serviço de arqueologia da Câmara”, acrescentou o autarca.

Serviços de arqueologia no castro

O Centro Interpretativo do Castro de S. Lourenço, vai acolher os serviços municipais de arqueologia. Na inauguração, o presidente do município, João Cepa, frisou que a valorização deste espaço é uma aspiração com 25 anos e considerou o centro inaugurado “uma mais-valia” para a prossecução desse propósito. O autarca explicou que o projecto evoluiu nesse sentido, remetendo para uma fase posterior a componente de restauração,projectada para o mesmo edifício, que custou cerca de 700 mil euros, verba que a autarquia suportou “porque não há segredos: há é definição de prioridades”.

21-08-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário