Esposende: Banhistas ‘convidados’ a preservar as praias

“Venha reciclar, calcule a sua pegada ecológica e faça da sua praia, uma ‘praia mais’”. A proposta é feita pela empresa municipal Esposende Ambiente a todos os turistas e veraneantes que estiverem, por esta altura, de férias nas praias de bandeira azul do concelho esposendense, designadamente, as praias de Cepães, Suave Mar, Ofir e Apúlia, conscencializando-os da importância que tem a sua limpeza.


Depois de as acções desta iniciativa já terem passado pelas praias de Apúlia e de Ofir, é agora a vez de serem dinamizadas nas praias de Suave Mar e Cepães, nos próximos dias 17 e 25 deste mês, respectivamente.

Entre as actividades propostas aos banhistas que se encontram nestas praias há, por exemplo, uma que passa pela sua ajuda na recolha de beatas. As pessoas que participarem nesta acção vão ser premiadas com um brinde surpresa.


Mas há outras acções, desde a distribuição de marcadores de mesa aos apoios de praia e estabelecimentos próximos, o cálculo da pegada ecológica dos banhistas interessados em saber qual o impacto do seu estilo de vida no planeta, a realização de actividades pedagógicas, como a reciclagem de papel, etc. O principal objectivo desta iniciativa visa, antes de mais, “chamar a atenção dos banhistas para a importância de todos contribuir-mos para uma ‘praia mais’ - uma praia mais limpa, mais segura, mais saudável e mais amiga do ambiente”, aponta a empresa no cartaz de divulgação. E é com esse mesmo fim que, concessionários e banhistas, estão a ser desafiados “para adoptarem comportamentos mais ambientais” - comportamentos estes que passam, por exemplo, pelo seu próprio contributo, através da separação selectiva dos resíduos produzidos no espaço da praia, bem como pela sua consciencialização quanto à importância da preservação da biodiversidade marinha associada aos recifes e para comportamentos seguros durante o Verão.


Para além dos benefícios ambientais quanto ao aspecto da praia, “pretende-se também um envolvimento efectivo dos banhistas e concessionários e a mudança de comportamento a curto e médio prazo”, vislumbra a Esposende Ambiente.

14-08-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário