São Bartolomeu já começou com novenas preparatórias

A Feira do Linho e o cumprimento da promessa com a oferta do frango preto e o “banho santo”, no Atlântico são típicos desta romaria ímpar, no norte do concelho de Esposende.
A freguesia rural mais pequena do país já está engalanada para acolher a festa em honra do padroeiro, o apóstolo e mártir São Bartolomeu. As cerimónias religiosas de preparação tiveram início com a novena, que se realiza diariamente até ao dia 23.



A partir de sábado tem início o programa de cariz mais profano, com a actuação, pelas 21h30 do grupo Jorge Loureiro e sua Banda. Domingo, no início da tarde está programada a recolha dos andores pela freguesia, em que participa a Fanfarra dos Escuteiros de Mar. Segue-se o desfile de fanfarras, organizado pelo Agrupamento 82, dos Escuteiros de Mar.

À noite, actua o Grupo Musical “Banda Réplica 7”.Segunda-feira, durante o dia, decorre a Tradicional Feira do Linho, onde se transaccionam + produtos e utensílios ligados à agricultura. Durante o dia, o Grupo de Bombos “Associação Cultural e Recreativa Bombos S. Sebastião”, de Darque, Viana do Castelo, percorre a freguesia anunciando os festejos. À noite, realiza-se o festival folclórico, com “As Moleirinhas das Marinhas”, de Esposende, “Serradores do Monte”, de Vila Fria, Viana do Castelo, “Maçada”, de Vimieiro, Braga e Grupo Danças e Cantares da Casa do Povo de Vila Nova de Anha, Viana do Castelo.

Terça-feira, pelas 15 horas há a Entrada das Bandas de Música, com a presença da Banda do Centro de Formação Musical de Belinho, Esposende, e Associação Cultural Banda de Música de Rio Mau, Penafiel. Estas bandas darão concertos durante a tarde e noite.

Padroeiro da freguesia antes de haver Portugal

O apóstolo e mártir São Bartolomeu é o padroeiro da freguesia de Mar, desde tempos anteriores à fundação da nacionalidade. A romaria maior do concelho de Esposende e uma das mais importantes do Minho, apresenta características que a tornam num dos eventos festivos mais genuínos. Não apenas a Feira do Linho, como pela forma dos devotos cumprirem a promessa.
São Bartolomeu é invocado pelos devotos que têm problemas de fala, gaguez, medos e epilepsia, ora para prevenir, ora para curar, as crianças destes males.

O nome “Feira do Linho”, que durante séculos durou três dias de festa, perdurou porque era ali que se transaccionava o linho, sendo hoje raro ver-se à venda, era um dos produtos que mais contribuía para sustento das famílias. Até ao início do século XX, a feira realizava-se nas ruas e caminhos envolventes à Igreja Velha Presentemente ocorre no adro paroquial.

Ímpar a nível nacional e internacional: é oferta do frango preto ao santo e “banho santo” no mar. Crianças com idade até aos 10 anos, acompanhadas por pais e avós, transportam o frango preto ao colo e dão três voltas à igreja, rezando. No final oferecem o frango — que trouxeram de casa ou alugaram no local — a S. Bartolomeu. Estes frangos são leiloados no fim da procissão, revertendo a receita para a Comissão de Festas.

Após as voltas à igreja, a comitiva dirige-se para a praia onde a criança vai tomar o Banho Santo. Os tradicionais banheiros, a troca de uma oferta em dinheiro, encarregam-se de dar o banho às crianças, por mais resistência que estas ofereçam a entrar nas águas gélidas do Atlântico. Estes rituais, únicos e genuínos, são um verdadeiro chamariz dos órgãos da comunicação social nacionais e internacionais.

16-08-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário