Primeira pedra do Centro Escolar de Forjães e inauguração do Centro Escolar de Fão*

Câmara de Esposende sem dívidas em 2011

“A Câmara Municipal de Esposende vai transitar de ano sem uma única factura por pagar”. Palavras do autarca João Cepa, ontem, dia em que lançou a primeira pedra do Centro Escolar de Forjães e em que inaugurou o Centro Escolar de Fão. Mais dois equipamentos, onde foram investidos mais de cinco milhões de euros para melhorar as condições de ensino do concelho.
Foi com entusiasmo que a população de Forjães se juntou, ontem, num terreno ao lado da escola básica local para presenciar ao lançamento da primeira pedra daquele que será já o terceiro centro escolar do concelho esposendense.



Inicialmente estava apenas prevista a construção de um novo jardim-de-infância na localidade, mas a câmara e a junta decidiram esperar um pouco mais com vista à criação de melhores infraestruturas, tendo avançado mais recentemente com o projecto de um centro escolar, que vai garantir o ensino desde o pré-escolar ao terceiro ciclo.
Para a construção do Centro Escolar de Forjães vão ser investidos mais de 2,5 milhões de euros, dos quais a Câmara de Esposende comparticipará 800 mil euros (já com a aquisição dos terrenos de 275 mil euros).

Segundo José Brito, o presidente da Junta de Freguesia de Forjães, este será “o maior investimento alguma vez feito na freguesia”. O autarca pediu, todavia, mais um apoio à câmara, no sentido de promover a requalificação urbanística na área envolvente à escola - e também ao futuro centro escolar da localidade - junto da qual se encontram, também, instalados o complexo desportivo e, muito perto, também, das piscinas da vila.
“Este é mais um passo na estratégia de investimento que a câmara está a fazer também na área da Educação. Um investimento avultado, mas muito importante para o desenvolvimento da freguesia”.

Um investimento que João Cepa espera que sirva para garantir a qualidade do ensino local e, sobretudo, para impedir o encerramento do ensino básico - medida esta que garantiu que a câmara “tudo fará para que não aconteça”.Depois de ter sido lançada a primeira pedra para a construção do Centro Escolar de Fão em Setembro de 2010, João Cepa inaugurou, também, ontem a nova infraestrutura, com a população ‘em peso’ a aplaudir.

Centro Escolar de Fão com capacidade para 2000 alunos

No novo centro escolar fangueiro, que tem capacidade para receber 500 alunos do pré-escolar e 1500 do primeiro ciclo, foram investidos 1,6 milhões de euros (80 por cento de financiamento de fundos comunitários e o restante assegurado pela Câmara de Esposende, para além da aquisição dos terrenos e do mobiliário escolar).

“Não foi fácil arranjar dinheiro para pagar o edifício sem uma factura em atraso”, indicou o edil de Esposende, dando a conhecer melhor as dificuldades que as actualmente as autarquias passam com os orçamentos mais apertados, assinalando que a câmara “não tem qualquer factura em atraso” e que “tal como na vida pessoal, quem está nos cargos públicos também não deve gastar mais daquilo que pode”.

“Estes são tempos difíceis e mesmo para a Câmara de Esposende, se as coisas continuarem como estão, não faltará muito tempo para que não tenha também dinheiro para pagar salários”.
A Aristides Sousa, representante da Direcção Regional de Educação do Norte, o autarca solicitou, por sua vez, o apoio para aceder mais facilmente a fundos comunitários para mais e novos projectos educativos com que pretende, ainda, dotar o concelho.

O autarca de Fão, Luís Peixoto, que inaugurará a nova sede da junta de freguesia em Janeiro próximo, sublinhou, ainda, a importância do novo equipamento, mas indicou que também a junta está a fazer “grandes esforços” para suportar a manutenção do novo centro escolar e o transporte de alunos, “sem qualquer comparticipação da Segurança Social”.

19-12-2011 - Correio do Minho
*Título: BVC

Sem comentários:

Enviar um comentário