Workshops de Cozinha e Pastelaria: aposta ganha na Escola Profissional de Esposende

A Escola Profissional de Esposende realizou as cinco últimas sessões dos workshops de cozinha e pastelaria, nos dias 21, 22, 25, 28 e 30 de novembro, no âmbito dos “Sabores do Campo: gastronomia de outono”, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Esposende, tendo a escola abraçado este evento desde o seu primeiro momento.


Recorde-se que foram vários os chefes que quiseram associar-se a esta atividade e contaram, para além dos chefes Francisco Gomes e José Alexandre, com a participação dos reputadíssimos chefes Dalila e Renato Cunha, proprietários do Restaurante Ferrugem, situado em Famalicão, constituindo já uma referência na cozinha de autor do nosso país.

Na verdade, os participantes tiveram o privilégio de efetuar uma viagem ao universo gastronómico destes profissionais de cozinha, que não deixaram nada ao acaso, desde os ingredientes que selecionaram, até às técnicas que utilizaram, tudo foi harmoniosamente preparado, registando-se entre criadores e aprendizes momentos de verdadeiro deleite.

Com efeito, esta aventura gastronómica foi marcante para todos, pois as iguarias deliciosamente preparadas, foram provadas por todos, tirando aos convivas verdadeiros suspiros de satisfação.

Tudo foi pensado ao pormenor por estes profissionais de cozinha, desde as entradas, que foram prelúdios para o prato principal, onde os ingredientes eram sofisticados e exóticos, registando-se nos participantes verdadeiras interjeições e exclamações de espanto.


Não se pode, obviamente, esquecer o contributo dos alunos de restauração que, nesta sinfonia de texturas, sabores e aromas, tiveram um papel relevante e ativo, já que validaram competências e, uma vez que o mote da EPE é aprender com os melhores, realmente estes workshops foram uma aprendizagem única.

Resta sublinhar que a Escola Profissional de Esposende vai continuar com estas iniciativas e, no dia 8 de Dezembro, realizou o Workshops Bolachinhas de Natal. Desta feita, o público-alvo foi os petizes, pois, segundo o adágio popular, é de pequenino que se torce o pepino e a escola já está a pensar em futuros profissionais que poderão iniciar a sua formação em restauração, participando em atividades como estas.

O resultado foi surpreendente, já que os pequenos confecionaram todo o tipo de biscoitos e bolachas, degustando-os num pequeno lanche que foi o pretexto para o convívio entre todos e comentários às técnicas mais apuradas e eficazes.

** Nota do Gabinete de Comunicação da Escola Profissional de Esposende **

12-12-2011 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário