Abertas inscrições para o 10.º Encontro Luso-galaico de BTT

Organizado pela Câmara Municipal de Esposende e empresa municipal Esposende 2000, em colaboração com diversas associações concelhias, este Encontro ocupa já um importante lugar no calendário dos eventos de BTT do Norte do país. Para esta décima edição são esperados perto de 2 500 participantes, perspectivando-se, à semelhança do que vem sendo hábito, um fim-de-semana repleto de emoções.


O programa inclui uma vertente desportiva, com a realização de quatro passeios de BTT, nomeadamente Passeio Júnior, Meia Maratona, Maratona e Maratona Extreme, e uma vertente de animação, que inclui o Concurso B.I.T. (Bicicletas Incrivelmente Transformadas), concentração de bicicletas clássicas e o espaço Kids Camp.

Pelo segundo ano consecutivo, será realizada a Maratona Extreme, uma prova de dificuldade elevada, direccionada para praticantes experientes, que decorrerá em duas etapas, ao longo das quais serão percorridos 190 quilómetros. A primeira etapa terá início em Esposende e ligará este concelho aos de Ponte de Lima e de Caminha. A segunda etapa sairá de Caminha e passará por Viana do Castelo, culminando em Esposende.

A Maratona continua a ser a principal prova do programa desportivo. Para os que praticam a modalidade com regularidade sugere-se a Maratona de 70 quilómetros, com nível de dificuldade médio/elevado, e para os que estão a dar as primeiras pedaladas na modalidade propõe-se a Meia Maratona de 35 quilómetros.

Direccionado para os mais novos, será realizado Passeio Júnior. Com um nível de dificuldade baixo e um percurso de cerca de 25 quilómetros, este é um passeio familiar, onde os pais e os avós são incentivados a acompanharem as crianças nesta aventura, sendo permitidas inscrições colectivas, como forma de incentivar as associações e as escolas a participarem.


Realizado pela primeira vez, com grande sucesso, em 2010, o Concurso B.I.T. vai repetir-se este ano, traduzindo-se num desafio e num convite à criatividade, ao propor a transformação de uma velha bicicleta num veículo divertido e original, numa perspectiva de sensibilizar a população para os benefícios do uso da bicicleta, quer em termos de saúde, quer em termos ambientais.

Na edição deste ano teremos ainda a Concentração de Bicicletas Clássicas, onde estarão expostas verdadeiras relíquias, avivando as memórias de tempos passados, onde a bicicleta, para além de um meio de lazer, era sobretudo um meio imprescindível de transporte.

Ainda no que concerne ao programa de animação, estará em funcionamento, no parque em frente às Piscinas Municipais Foz do Cávado, o espaço Kids Camp, direccionado para crianças, onde estarão disponíveis insufláveis, jogos didácticos e ateliers de educação ambiental.

Os acompanhantes dos participantes nos vários passeios poderão ainda fazer um Roteiro de Visita aos principais locais de interesse do concelho, bem como, participar numa Caminhada pela Restinga, ao longo da manhã de domingo, 22 de Abril.

As inscrições para o 10.º Encontro Luso-galaico de BTT decorrem até ao próximo dia 13 de Abril e podem ser efectuadas no site do Município, através do endereço HYPERLINK 'http://www.cm-esposende.pt/lusogalaico' www.cm-esposende.pt/lusogalaico.

02-02-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário