Casa da Juventude de Esposende promete mês de Fevereiro intenso

Fevereiro vai ser um mês intenso na Casa da Juventude de Esposende, com a realização de um conjunto variado de actividades direccionadas para diferentes públicos. Para além da dinamização do espaço, a Câmara Municipal de Esposende pretende ir ao encontro das expectativas da comunidade, particularmente dos jovens.


Em parceria com o Núcleo de Esposende da Associação Portuguesa de Paramiloidose, será realizado um “Workshop de germinação de grãos e sementes”, amanhã, dia 4, às 14h00. Esta acção será orientada pela engenheira biológica Cristina Mestre e pretende dar a conhecer uma das mais antigas e saudáveis formas de alimentação, sendo que os participantes terão a oportunidade de degustar vários grãos e sementes já germinadas, assim como aprender algumas receitas.

No dia 15, pelas 15h00, também para crianças e jovens, Sílvia Fonseca irá orientar uma “Oficina de Hanzi”. Trata-se de uma acção sobre o sistema de escrita chinês, sendo que os participantes irão participar na interpretação de sinogramas básicos e, desta forma, identificar diferenças e semelhanças que portugueses e chineses têm acerca da concepção do mundo.

O Dia Europeu da Internet Segura, que se comemora a 7 de Fevereiro, vai ser assinalado com a realização de diversas actividades para crianças e jovens, no Espaço Internet da Casa da Juventude. Ao longo do dia, decorrerão jogos, serão divulgados vídeos de sensibilização/informação e desenvolvidas acções de promoção e divulgação do guia para a segurança na Internet e do guia Facebook para jovens.

Integrado no Dia de S. Valentim, a Casa da Juventude está a promover um Concurso de Poesia, destinado a jovens com idades compreendidas entre 10 e os 30 anos. Sob o tema “Amor”, o concurso tem como objectivos motivar os jovens para o pensamento poético, interiorizar a importância da palavra como expressão de sentimentos e promover a escrita de texto, nomeadamente na sua forma poética. A entrega dos trabalhos decorre até dia 10 de Fevereiro.

Com a participação do médico legista José Eduardo Pinto da Costa, irá decorrer, no dia 17 de Fevereiro, às 15h00, um debate subordinado ao tema “Os jovens, os vícios e a escola”. Dirigida a alunos das escolas do concelho e aos jovens em geral, este debate é uma iniciativa conjunta da Casa da Juventude e da Associação de Pais da EB 2,3 António Correia de Oliveira.

O Torneio Pro Evolution Soccer, que tem vindo a decorrer na Casa da Juventude, prossegue este mês, com jogos à quarta-feira de tarde, a partir das 14h30. Assim, nos dias 8, 15, 22 e 29, os jovens são desafiados a mostrar os teus dotes no campo do futebol virtual.

Com início no dia 12 de Fevereiro, decorrerá, até 12 de Março, um Curso DJ, orientado pelo DJ Nelly Deep e direccionado a jovens dos 14 aos 26 anos. Este curso é dividido em seis módulos teórico/práticos e pretende dar a conhecer o mecanismo envolvente da actividade de DJ, como o material, técnicas, funções, truques e dicas, entre outros conhecimentos.

Um “Workshop de musicoterapia” é a proposta a levar a efeito no dia 24, às 14h30, sob a orientação da musicoterapeuta Liliana Marques Ferreira. Esta acção destina-se a técnicos de educação, saúde, psicologia, animação e artes, e tem como objectivo promover o conhecimento da prática da musicoterapia, bem como a reflexão, o debate e a partilha de experiências vivenciais facilitadoras do desenvolvimento pessoal e profissional.

Em parceria com a PraxiStudio, a Casa da Juventude leva a efeito, no dia 25, às 21h30, no Auditório Municipal de Esposende, um espectáculo de danças urbanas, intitulado “Sinergias”, e, no dia 26, às 15h00, decorrerá, na Casa da Juventude, a apresentação do livro “Olhos Perdidos”, da autoria do jovem esposendense Eduardo Ribeiro.

Para mais informações ou fazer a inscrição em qualquer uma das actividades, os interessados deverão contactar a Casa da Juventude, através do e-mail HYPERLINK 'mailto:casa.juventude@cm-esposende.pt' casa.juventude@cm-esposende.pt ou do telefone 253 960 162.

04-02-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário