Centro Interpretativo de S. Lourenço estende horário de funcionamento

O mês de Fevereiro marca o início de uma nova dinâmica no Centro Interpretativo de S. Lourenço (CISL), com o alargamento do horário de funcionamento e a realização de mais actividades.


Este equipamento municipal, localizado no Monte de S. Lourenço, em Vila Chã, recebeu, desde que foi inaugurado, a 19 de Agosto, cerca de 5500 visitantes, o que evidencia o enorme interesse que tem suscitado junto da comunidade, quer do concelho, quer de outras localidades.

No sentido de permitir que mais pessoas possam usufruir deste equipamento cultural vocacionado para a divulgação não só do castro de S. Lourenço, mas toda a área geográfico-arqueológica de Esposende, a Câmara Municipal de Esposende avança com o “Programa fins-de-semana”.

Assim, de Fevereiro a Junho e de Outubro a Dezembro, o Centro Interpretativo estará aberto no primeiro e terceiro domingo de cada mês, das 14h00 às 17h00, sendo que, de Julho a Setembro, funcionará ao sábado e domingo, entre as 14h00 e as 18h00. De resto, mantém o horário de fu ncionamento de terça a sexta-feira, das 14h00 às 17h00.


A pensar na comunidade educativa, mas também nos restantes públicos, o Serviço Educativo do Centro Interpretativo de S. Lourenço propõe, ao longo deste mês, uma “Oficina de adornos”. Através do contacto directo e contextualizado com o castro de S. Lourenço propõe-se a recriação de objectos de inspiração galaico-romana, em pasta de papel, facilitando a compreensão da importância do seu uso.

Outra proposta são as visitas, livres ou acompanhadas por técnicos, quer ao Centro Interpretativo quer ao Castro de S. Lourenço. O percurso pela área arqueológica é complementado com a visita ao Centro Interpretativo onde, de forma interactiva e lúdica, se descodifica o monte de S. Lourenço e a arqueologia, atravessando 2 000 anos de vivências humanas.

Refira-se que nas visitas orientadas os temas a abordar e a linguagem a utilizar são adaptadas às características de cada grupo.

06-'2-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário