O admirável domínio da gastronomia

São artistas, cozinham com alma e paixão. Criam histórias, transformam-nas em pratos. Há requinte, há luxo, há passagem de testemunhos, de experiências, numa simbiose entre chefs e alunos preparada pela Escola Profissional de Esposende, no sentido de oferecer horizontes novos às jovens promessas. Depois do sucesso da primeira edição, eis que já está em preparação o segundo Fórum Gastronómico.


A gastronomia ganhou uma nova vida nos últimos anos. Novos conceitos, muita fama. Tornou-se num admirável domínio. Atingiu o território dos deuses com o chef Ferran Adrià, pai da cozinha molecular. Toques imaginativos, atípicos e ousados até, como é a viagem pelo mar, prato da criação do inglês Heston Blumenthal.

Em Portugal, Vítor Sobral é considerado um pioneiro, um mentor e criador de uma linhagem. Despertou novas imagens e outros chefs começaram igualmente a reescrever a história.
Alguns deles fazem parte desde II Fórum Gastronómico, organizado pela Escola Profissional de Esposende.

José Avillez, Nuno Diniz, Rui Paula, Alexandre Silva, Ricardo Morais, Filipe Rato, Francisco Siopa, Henrique Mouro, Joaquim Sousa, Luca Arguelles, Vladir Dudek, Marco Valente, Célio Fernandes, Francisco Moser e Mariana Lacerda são nomes fortes deste evento, que conta ainda com enólogos, escanções e representantes do ramo da hotelaria.

Como pano de fundo estão quatro temáticas, que servem de lançamento para o Fórum: vinhos e os seus especialistas; a pastelaria: a cereja no topo da refeição; a cozinha e os seus chefes; as unidades hoteleiras e os seus representantes.

27-01-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário