EP confirma 'anomalias' na aplicação de isenções na A28



A Estradas de Portugal (EP) confirmou hoje a ocorrência de «anomalias» na aplicação das isenções aos utilizadores da antiga SCUT A28, entre Viana do Castelo e Porto.

Fonte daquela empresa pública, contactada pela Agência Lusa, explicou que a concessionária do sistema de pagamento de portagens na concessão Norte Litoral, Via Livre, já «tem conhecimento» da «anomalia» que terá afectado alguns utilizadores.

Em causa está a aplicação, em alguns casos, de isenções por cada pórtico da A28 e não pela viagem completa, o que já levou a reclamações de utentes.

«A mesma já se encontra resolvida, estando neste momento a operadora [Via Livre] a analisar a forma mais célere e eficaz de rectificar as incidências ocorridas», garante a fonte da Estradas de Portugal.

Residentes e empresas instaladas nos concelhos que se encontram na zona de influência da A28 têm direito a 10 viagens gratuitas por mês naquela antiga SCUT. A portaria que estabelece o regime de discriminação positiva estipula, ainda, «descontos de 15 por cento nas utilizações seguintes».

A cada viagem completa, por exemplo entre Viana do Castelo e Porto, é aplicado um único desconto - dos dez mensais -, desde que a mesma seja feita num determinado tempo previamente estabelecido pela concessionária como o necessário para a sua concretização.

A cobrança de portagens na A28 arrancou em Outubro de 2010, com a instalação de quatro pórticos, distribuídos por Modivas, Póvoa de Varzim, Esposende e Viana do Castelo.

05-04-2012 - Lusa/SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário