Esposende apresenta Pintura de Fernando Rosário



Está patente, desde ontem e até ao final do mês de Abril, no Museu Municipal de Esposende, a Exposição “Vita Cristi - Pintura de Fernando Rosário”. A Câmara Municipal de Esposende associa-se, desde modo, às solenidades da Semana Santa apresentando esta exposição de pintura religiosa, com uma selecção de oito trabalhos, óleos sobre tela, lápis sobre papel e óleo sobre cartão e platex, datados entre 1996 e 2000.


A sessão de abertura da exposição decorreu ontem, à tarde, na presença da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Jaqueline Areias, que elogiou o trabalho do autor e manifestou a satisfação da Autarquia em expor, uma vez mais, os seus trabalhos.

Natural de Esposende, o Mestre Fernando Rosário está ao nível dos melhores retratistas nacionais, razão pela qual, em 2008, a Câmara Municipal lhe atribuiu a Medalha de Mérito Cultural do Município. Já em Agosto de 2011, a Autarquia publicou o Catálogo “Fernando Rosário e Esposende - Pintura 1970-2010”, dedicado à sua obra plástica exclusiva às paisagens e gentes de Esposende, o sítio de vila a cidade.

Agora, reconhecendo que é na sua obra plástica de cariz religioso que se encontram alguns dos seus mais valiosos trabalhos, o Museu Municipal apresent a uma pequena selecção de trabalhos, ilustrativa das diversas facetas do autor, com destaque para “Adoração”, uma peça de grande dimensão de carácter naturalista, que se pode ver normalmente exposta na lateral interior sul da Igreja Matriz de Esposende.

Fortemente ligados à tradição religiosa católica, também o conjunto de Cristos apresenta como peça principal a obra “ECCE HOMO”, conhecido na tradição oral como “Senhor da Cana Verde”, uma alegoria do milagre da vida após a morte, de grande valor estético e ético na quadra pascal.

A peça “Nossa Senhora com S. João e o Menino Jesus ao colo” é, nesta selecção de trabalhos de autor, a mais emblemática da capacidade pictórica e plástica do pintor, obra de inspiração renascentista, na cromia, no enquadramento estético e nos planos secundários, particularmente do céu e da sua iluminação.

A exposição “Vita Cristi” estará patente, na Sala dos Azulejos do Museu Municipal, até ao dia 29 de Abril. Pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 14h00 às 17h30 e ao domingo, entre as 14h30 e as 18h00. Excepcionalmente, o Museu estará aberto nos dias 5 e 6 de Abril, das 21h30 às 23h00, e no dia 7 de Abril, entre as 14h30 e as 18h00.

05-04-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário