Franquelim Neiva Soares apresentou novo livro



“O Culto Eucarístico no Concelho de Esposende - Sacrário e Confraria do Senhor de S. Bartolomeu do Mar” é como se intitula o mais recente livro do investigador esposendense Franquelim Neiva Soares, cuja sessão de apresentação decorreu, no passado dia 5 de Abril, na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende.


Trata-se de uma obra comemorativa do Jubileu Sacerdotal do autor, celebrado em Agosto de 2011, e do 225.º aniversário da Confraria do Santíssimo Sacramento. Franquelim Neiva Soares decidiu avançar com esta publicação de carácter cultural e científico depois de a Câmara Municipal de Esposende o ter distinguido com a Medalha de Mérito Cultural do Município, a 19 de Agosto de 2011.

O livro divide-se em duas partes, sendo que a primeira é consagrada ao culto eucarístico nas freguesias do concelho, com excepção da de S. Bartolomeu do Mar, a quem é dedicada a segunda parte, com a edição fac-símile dos seus Estatutos de 1785, os mais antigos do concelho de Esposende, de original desconhecido.

Nesta edição, o autor explica porque queriam ter sacrários todas as paróquias, desde quando existem sacrários nas paróquias do concelho e a que anos remontam as confrarias do Santíssimo Sacramento e revela quais foram as primeiras e as últimas a possuir esse tesouro espiritual e que compromissos, e sob que condições, tinham de assumir párocos, padroeiros e paroquianos para poderem ter sacrário.

Em representação da Câmara Municipal de Esposende, o Vice-Presidente felicitou Franquelim Neiva Soares por mais este trabalho de investigação e elogiou o trabalho que tem vindo a realizar ao longo dos anos sobre o concelho, que lhe valeu a atribuição da Medalha de Mérito Cultural. “Esperamos ainda muitos contributos seus para um conhecimento mais profundo do nosso concelho”, afirmou Benjamim Pereira, salientando que “é importante que haja pessoas preparadas para procurar esse património e preservá-lo”.

Benjamim Pereira aproveitou a oportunidade para falar sobre a acção cultural da Câmara Municipal e das suas várias vertentes, explicando que a conjuntura económico-financeira impõe algumas limitações à actuação do Município também a este nível.

Franquelim Neiva Soares agradeceu o apoio da Câmara Municipal e a oportunidade de fazer a apresentação do livro na Biblioteca Municipal e manifestou o desejo de que esta obra contribua para um maior conhecimento da história religiosa do concelho.

A propósito da apresentação do livro “O Culto Eucarístico no Concelho de Esposende - Sacrário e Confraria do Senhor de S. Bartolomeu do Mar”, a Biblioteca Municipal traz a público uma pequena mostra documental com as obras escritas pelo Dr. Franquelim, existentes neste espaço cultural.

António Franquelim Sampaio Neiva Soares nasceu a 2 de Dezembro de 1937, na freguesia de S. Bartolomeu do Mar, concelho de Esposende. Após os estudos do Ensino Primário, frequentou os Seminários Arquidiocesanos de Braga, tendo-se ordenado sacerdote a 15 de Agosto de 1961. Licenciou-se posteriormente em História, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 1968, defendendo tese de licenciatura quatro anos depois.
Leccionou nos Ensinos Preparatório, Secundário e Superior, doutorando-se em História, em 1993, no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.
É autor de dezenas de obras e centenas de artigos em jornais e revistas, alguns dos quais com interesse para o concelho de Esposende, nomeadamente sobre António Rodrigues Sampaio, também ele natural de Mar, e sobre as freguesias de Mar, Esposende e Marinhas.

10-04-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário