Restaurante 'Água Pé' vence 'Março com Sabores do Mar 2012'



O restaurante “Água Pé”, de Esposende, foi o vencedor do Concurso Gastronómico “Março com Sabores do Mar”, com o prato “Robalo ao pão de milho”, arrecadando ainda duas menções honrosas, nomeadamente “Acompanhamento (vinhos)” e “Preço/Qualidade”.


Em 2.º lugar ficou o restaurante “Papa Amoras”, de Fão, com o prato “Robalo com cebola em tinta de chocos, lingueirão e milhos de amêijoas”. Além das menções honrosas “Qualidade do Serviço “e “Inovação, esta unidade de restauração arrecadou também o “Prémio Especial Jovem Cozinheiro Profissional”, entregue ao Chefe Ricardo Cardoso.

O terceiro lugar coube ao restaurante “Senhora Peliteiro”, de Fão, pelo prato “Gambas na Moranga”, que foi também distinguido com a Menção Honrosa “Ambiente”.

A Menção Honrosa “Promoção” foi para o restaurante e pizaria “Siamo In Due” e a relativa à “Higiene” coube ao restaurante “Mira Rio”, distinguido também com o “Prémio Especial Carreira”, entregue à Chefe Maria Salomé, pela longevidade do exercício da sua actividade.

O restaurante “Camelo”, de Apúlia” foi distinguido com a Menção Honrosa “Acompanhamento/Guarnição”, tendo o restaurante “Zé dos Leitões”, de Forjães, recebido o “Diploma de Mérito e Qualidade”, pelo bom funcionamento da unidade de restauração como estrutura familiar.

Relativamente ao Concurso “Jovem Cozinheiros dos Sabores do Mar”, realizado na Escola Profissional de Esposende, o 1.º prémio foi atribuído a Vítor Adélio Ferreira, o 2.º lugar coube a Camila Laranjeira e o terceiro classificado foi Filipe José Torres.


Este ano, além dos restaurantes também as pastelarias se associaram ao evento, assim como alguns estabelecimentos de educação e ensino, que aceitaram o desafio de estimularem o consumo de peixe nas crianças e jovens, fornecendo um prato diferente do que habitualmente servem. Associaram-se a esta edição a Associação ACARF e a EBI de Forjães, o Centro Social de Mar, a Santa Casa da Misericórdia de Fão, o Centro Social de Curvos, a EB1 do Barral - Palmeira de Faro e a EB1 do Facho - Apúlia, a quem foram entregues lembranças nesta cerimónia, tal como às seis pastelarias aderentes.

Como habitualmente, foram também contemplados com lembranças as entidades parceiras na iniciativa, as quintas produtoras de vinho e os membros do júri do Concurso Gastronómico “Março com Sabores do Mar”, nomeadamente Francisco Sampaio, Chefe José Alexandre, José Silva, Paulo Sá Machado e João Leite Gomes.

A cerimónia ficou também marcada pela homenagem ao Chefe Silva, concretamente pela sua dedicação e dispo nibilidade demonstrada ao longo das edições do “Março com Sabores do Mar”. A Câmara Municipal quis, deste modo, fazer um reconhecimento público a um dos maiores vultos da gastronomia portuguesa que, com o seu empenho pessoal, conferiu mediatismo e visibilidade e contribuiu para a projecção nacional deste evento gastronómico, como assinalou o Vice-Presidente da Câmara Municipal.

Na hora de fazer o balanço desta 13.ª edição, Benjamim Pereira classificou-o como “extremamente positivo”. Agradeceu, por isso, aos 31 restaurantes participantes, em especial aos que participaram no Concurso Gastronómico “Março com Sabores do Mar”, considerando que todos ganham ao sujeitarem-se à avaliação do júri, recolhendo também contributos para melhorarem o serviço.


Os agradecimentos foram extensivos aos elementos do júri, às pastelarias, às quintas produtoras de vinhos, assim como a todas as empresas parceiras, à Escola Profissional de Esposende, aos estabelecimentos de educação e ensino e à Entidade Regional Turismo Porto e Norte de Portugal.

Benjamim Pereira referiu que, apesar da conjuntura desfavorável, a Câmara Municipal reforçou, este ano, a aposta na promoção do “Março com Sabores do Mar”, no sentido de engrandecer ainda mais o evento, que vem a realizar há já treze anos.

O Vice-Presidente deixou “a promessa de uma nova edição para o ano e o empenho da Câmara Municipal em melhorar este evento”, que aposta no combate à sazonalidade, no apoio ao sector da restauração, valorização da gastronomia e dos produtos locais e na promoção turística do concelho de Esposende nas suas mais diversas vertentes.

Em nome do júri do Concurso “Março com Sabores do Mar”, Francisco Sampaio, Confrade Mor da Confraria dos Gastrónomos do Minho, que felicitou a Câmara Municipal pela aposta num evento desta natureza, dedicando todo o mês de Março à promoção da gastronomia local. Exortou as unidades de restauração a apostarem nos produtos endógenos locais, desde o vinho ao peixe, e a preservarem a cozinha tradicional portuguesa. Relativamente ao concurso gastronómico, o Presidente do júri apontou a exigência da tarefa, referindo que são avaliados vários itens além da degustação dos pratos, e classificou de “notável”, o peixe que foi servido.

A Entidade Regional Turismo Porto e Norte de Portugal fez-se representar por António Cândido, que saudou a Autarquia de Esposende pela aposta nesta iniciativa. “Março com Sabores do Mar é hoje para nós um importante evento no calendário gastronómico”, referiu este responsável, realçando a criatividade da Câmara Municipal para combater a crise e o carácter diferenciador que o Município imprime ao destino Porto e Norte.

03-04-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário