GNR pedala pela segurança



É de bicicleta que a GNR assegura uma das patrulhas diárias em Esposende, durante este Verão, graças a uma parceria com a Câmara Municipal local.

Há dois anos que o concelho de Esposende não é abrangido pelo patrulhamento ciclo da GNR, pelo que, este ano, a autarquia disponibilizou-se para ceder os meios - duas bicicletas.

A GNR assegura os recursos humanos que se traduzem em pelo menos uma patrulha diária junto às zonas balneares, reforçada sempre que houver possibilidade.

O presidente da Câmara Municipal de Esposende, João Cepa, explica que “não sendo competência do município, a segurança é um factor importante para a qualidade de vida e atractividade do concelho”, daí a parceria com a GNR com 'pedalada’ para os próximos anos.
O autarca esposendense lembra que a população do concelho triplica neste período do ano, aumentando também a pequena criminalidade, como os furtos no interior de veículos.

As estatísticas confirmam esta realidade: dos 194 furtos em interior de veículos registados no concelho de Esposende em 2011, há uma maior incidência no Verão, sobretudos nos meses de Julho e Agosto.

O comandante do Destacamento Territorial de Barcelos, onde se integra o Posto de Esposende, capitão Rui Brito, sublinha as potencialidades do patrulhamento de bicicleta no combate àquele tipo de furtos.

Este patrulhamento permite também um maior controlo e fiscalização rodoviária, bem como de estacionamento, outros problemas que afectam a zona balnear, aponta o capitão Rui Brito.
O presidente da Câmara destaca a visibilidade e o efeito dissuasor destas patrulhas junto de “quem tiver a intenção de prevaricar”.

Guardas de bicicleta estão no terreno desde meados de Julho, altura em que foram entregues os meios pela autarquia, preparados de acordo com os requisitos necessários para a GNR.

30-07-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário