Encerramento da escola primária Eira d’Ana é “irreversível”



O encerramento, em Setembro, da escola ‘primária’ Eira d'Ana, em Palmeira de Faro, Esposende, é “irreversível” apesar da contestação dos pais, garantiu ontem o presidente da Câmara.

Segundo João Cepa, a decisão de encerrar aquela escola, que contava com 31 alunos inscritos para o próximo ano lectivo, está prevista há cerca de seis anos, depois de aprovada a Carta Educativa do concelho, prevendo apenas uma escola para aquela freguesia.

O autarca, que ontem reuniu com representantes da associação de pais, que contesta a mudança, garante que a decisão de encerramento teve o aval da Junta de Freguesia de Palmeira de Faro, do agrupamento local de escolas e da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN).

“É uma unanimidade muitas vezes difícil de alcançar, mas todos entendem que é a melhor solução, do ponto de vista pedagógico e das instalações, para os alunos. É uma decisão irreversível”, sublinhou João Cepa.

Já segundo Anabela Brandão, os pais foram “apanhados de surpresa” com o anúncio do encerramento e estão “preocupados” com a segurança dos filhos e pelo efeito psicológico nas crianças de uma “mudança repentina” para a escola do Barral, na mesma freguesia. “Sabíamos que isto poderia acontecer, mas apenas a partir de 2013. Não estávamos a contar que fosse já e por isso só pedimos mais um ano para se fazer adaptação”, explicou, no final do encontro com João Cepa, a porta-voz da comissão de pais da escola.

O presidente da câmara garantiu que a mudança é para avançar, até porque os pais “não apresentaram qualquer argumento válido” desde que a contestação foi tornada pública, no início de Agosto. “A decisão está tomada e temos a certeza que não vai provocar qualquer impacto nas crianças, que já iam todos os dias almoçar à outra escola, que dista apenas 900 metros, em que conhecem o espaço, as outras crianças e os funcionários. Se for necessário, a Câmara também vai assegurar o transporte, como já fazia na hora de almoço”, garantiu Cepa.

Com esta medida, todas as crianças do 1.º ciclo de Palmeira de Faro serão concentrados na escola do Barral, que passará a funcionar, a partir de Setembro, com 81 alunos.
“Será possível formar turmas limpas, ou seja, com um professor para cada ano e não misturando os vários anos como acontecia até agora”, afirmou ainda o autarca.

Os pais avançaram com um abaixo-assinado e também já pediram uma reunião com a DREN, para tentarem reverter a decisão, mas até agora sem resultado.
“Sinceramente já não acredito que haja volta a dar porque não temos respostas. Mas ainda vamos pedir uma reunião à direcção do agrupamento para ver se ainda é possível fazer alguma coisa”, apontou Anabela Brandão.

30-08-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário