Esposende implementa processo de recolha de círios e velas

A Câmara Municipal de Esposende vai estabelecer um protocolo de cooperação com a empresa RECIOL - Reciclagem de Óleos, Lda, com vista à reciclagem de círios e velas.

Esta medida enquadra-se na política de gestão dos resíduos urbanos, materializada pela empresa municipal Esposende Ambiente, e pretende, também com a colaboração as Juntas de Freguesia, promover-se o devido encaminhamento dos vários componentes dos círios e velas, como a cera, o plástico do copo e o metal das tampas, reduzindo, assim, a sua deposição inadequada em aterro.

Serão disponibilizados, em todos os cemitérios do concelho, dispositivos apropriados para a deposição de velas e círios gastos. A recolha desses resíduos será efectuada pela RECIOL, que assegurará o seu encaminhamento para reciclagem, sendo que, a cada cinco toneladas de resíduos recolhidos, a empresa oferece ao Município kits de Jardinagem, no valor estimado de 150 euros cada.

Com esta medida, o Município de Esposende dá mais um passo no processo de gestão de resíduos, contribuindo para um ambiente e um concelho mais sustentáveis. Com efeito, para, para além das vantagens associadas à correcta valorização da cera, evita-se a deposição desta matéria em aterros.

'Dê nova chama à sua vela' é o mote desta campanha, que apela à população para colocar as velas e círios gastos no contentor próprio, depositando as flores secas e esponjas usadas no contentor de indiferenciados.

2013-01-12 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário