Vila de Fão celebra 37 anos

Fão está em festa por estes dias, comemorando os 37 anos de elevação a vila com uma série de iniciativas dirigidas para toda a comunidade. O programa arranca hoje, às 21 horas, com a exibição de slides e filmes da vila que datam de 1976, da autoria de Flávio Ramos, retratando momentos e cerimónias importantes como o cortejo etnográfico, as festas em honra do Senhor Bom Jesus de Fão, a Romaria da Bonança e as ruas, tal como elas eram então e fica marcado por um pro-testo contra a reforma das freguesias no domingo.

Este é apenas o pontapé de saída do programa, pois as celebrações na vila fangueira prosseguem depois no próximo fim-de-semana. No sábado, destaque para a visita ao Cemitério Medieval das Barreiras - um dos ex-libris da terra.

Antes dessa visita, o ponto de encontro será às 15 horas na sede da junta para ouvir e aprender os detalhes históricos sobre a necrópole - que é, refira-se, considerada uma das mais importantes da Europa, numa abordagem feita por Ana Paula Almeida, arqueóloga da Câmara Municipal de Esposende.

O domingo, dia 13, vai ser em cheio e começa com uma manhã inteira dedicada à prática des-portiva: no pavilhão gimno-desportivo, a partir das 9 horas, decorre o IV Kumité Open de Karaté, organizado pela Associação de Karaté de Apúlia, às 10.15 horas realiza-se o Encontro de Futebol Velhas Guardas - para reviver os desafios de outros tempos, entre Fão e Esposende, no Campo da Junqueira, próximo do Club Náutico de Fão.

O Jardim do Cortinhal, no centro da vila fangueira, vai ser o palco principal para as cerimónias oficiais, sendo que na tarde domingueira, mais precisamente às 15 horas, será hasteada a bandeira da freguesia de Fão, ao som do tema ‘Fão, linda terra minha’ - um momento acompanhado pelas guitarras de Armando Solinho e Ernestino Sacramento e seus alunos.

Para o presidente da junta, Luís Peixoto, este é mais um aniversário da elevação da vila que há que assinalar com pompa e circunstância, sendo mais uma oportunidade para mostrar à comunidade e aos turistas e visitantes todas as potencialidades da terra, bem como o seu património e forças vivas locais.

Protesto no domingo

O dia festivo vai ficar marcado, ainda, por uma acção de protesto contra a Lei da Reorganização Administrativa do Território das Freguesias - uma lei que segundo o autarca Luís Peixoto “quer a todo o custo acabar com a vila de Fão”, entendendo esta reforma como “castradora dos valores das populações e dos seus antepassados”. Por isso mesmo incentiva fangueiros, associações e demais entidades a juntarem-se ao protesto.

A acção vai ter lugar logo após as cerimónias oficiais, tendo como ponto de concentração o chalet do Bom Jesus, de onde os manifestantes sairão em direcção a Norte, ao longo da estrada nacional, onde, em cada poste de iluminação encontrado será colocado um pendão exibindo datas históricas da vila.

2013-01-08 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário