Esposende recebe “Champimóvel: O Futuro da Ciência”


Esposende vai acolher, entre os dias 14 e 18 de Janeiro, a exposição itinerante “Champimóvel: O Futuro da Ciência”, da Fundação Champalimaud.

Trata-se de uma exposição interactiva, que visa divulgar a investigação científica biomédica junto dos mais novos e captá-los para o mundo da ciência e da investigação, descobrindo talentos neste domínio.

Este projecto, apoiado pelo Ministério da Educação, propõe uma viagem em 4D através do corpo humano, num simulador móvel em forma de cápsula, durante a qual o visitante pode testemunhar os problemas mais relevantes e mais contemporâneos da ciência médica, tais como células estaminais, as nanotecnologias, o ADN e a terapia genética.

O equipamento vai estar instalado no Largo dos Bombeiros, promovendo duas sessões diárias para os alunos do 2.º e 3.º ciclos dos estabelecimentos de educação e ensino do concelho.

A participação nesta exposição interactiva é gratuita, contudo carece de inscrição prévia por parte das escolas, devendo os interessados efectuar a marcação, até ao dia 10 de Janeiro, junto do Centro de Educação Ambiental, através do telefone 253 967 147.


“Janeiro, mês da ciência” dá o mote às actividades do Centro de Educação Ambiental, que promove a realização de diversas iniciativas lúdico-pedagógicas, dirigidas essencialmente à comunidade educativa concelhia, abordando diferentes áreas das ciências, com especial destaque para a astronomia, a medicina, a química e a física.

Ainda no âmbito deste programa, e dirigida também ao público em geral, estará patente, no Centro de Educação Ambiental, em Marinhas, durante este mês de Janeiro, a exposição temporária “Mentes Geniais - Descobertas Extraordinárias”, que retrata a vida e as principais descobertas de 18 grandes cientistas que marcaram o século XIX e o início do século XX.

2013-01-05 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário