workshops de cozinha e pastelaria revelam verdadeiros artífices da gastronomia

A Escola Profissional de Esposende associou-se ao evento “Sabores do Campo: gastronomia de outono”, promovido pela Câmara Municipal de Esposende, desenvolvendo ao longo do mês de Novembro uma série de workshops de cozinha e pastelaria ligados à temática dos sabores de outono.


Esta iniciativa que já está na terceira sessão tem sido um verdadeiro êxito, com inscrições que levaram a EPE a agendar outros workshops, para dar resposta a inúmeras solicitações de pessoas interessadas em aprender com os melhores chefes, designadamente Francisco Gomes, da Pastelaria Colonial; José Alexandre, responsável pelo programa Clube dos Cozinheiros, do Porto Canal, autor do livro Pronto a Comer, que é um bestseller; e António Loureiro, chefe executivo do Hotel Meliá Braga.


Com efeito, as produções gastronómicas que têm emergido desta parceria entre profissionais da restauração e público em geral têm surpreendido, não só pela sofisticação, passando pela apresentação e pelo sabor inigualável das iguarias. Registe-se que para este resultado em muito contribui o néctar que é escolhido a dedo para estas ementas.


É claro que tudo isto pode ser testemunhado pelas fotos que não deixam qualquer dúvida sobre os pratos confecionados durante quatro horas de trabalho rigoroso, disciplinado, não esquecendo, porém, a partilha e a interação entre todos, animando a cozinha e estabelecendo-se um espírito de equipa com muita criatividade.

Resta esperar pelos próximos workshops, em que mais uma vez reputados chefes vão continuar a surpreender e a criar com os participantes verdadeiras obras de arte da gastronomia portuguesa, com a colaboração dos alunos de restauração que evidenciam nesta atividade conhecimentos técnicos e um desempenho de verdadeiros profissionais.

*** Texto elaborado pela Escola ***

21-11-2011 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário