Junta de Fão passa para ex-Museu de Arte

Fão, Esposende, celebra este domingo o 36º aniversário de elevação a vila, com a colocação de um mastro com a bandeira fangueira no Jardim do Cortinhal. O dia fica, ainda, marcado com a passagem da junta de freguesia para o edifício do extinto Museu de Arte.


“Desde a primeira hora que iniciámos o nosso mandato decidimos apostar na comemoração desta data, porque corresponde a um momento muito importante para todos os fangueiros, uma vez que foram muitos os que batalharam quase durante um século para que Fão se tornasse vila”, sublinhou o presidente da Junta de Freguesia de Fão, Luís Peixoto. Um dos grandes objectivos com a passagem da sede da junta para o edifício onde funcionou o Museu de Arte é, além de dar novas funcionalidades àquele espaço, “trazer uma maior dinâmica para o centro da vila”, avançou o autarca, considerando que a centralização dos serviços vai conduzir a mais dinamismo.

Para além da sede da Junta de Fão, aquele edifício vai albergar outras valências, desde a ala cultural, com uma sala de exposições e uma biblioteca, até à instalação do novo posto dos CTT, que ali também passará a funcionar a partir do próximo mês de Março.

Luís Peixoto aponta para o ex-Museu de Arte como um exemplo que não deve ser seguido, entendendo que “toda a actividade cultural tem que corresponder com a dinâmica que tem Fão e que tem Esposende e deve, também, haver uma identificação com as pessoas da freguesia e do concelho”.Com toda a simbologia que a elevação a vila significa para todos os fangueiros, no domingo as cerimónias iniciam com o hastear da bandeira, às 10.00 horas, seguindo-se logo depois a cerimónia de assinatura de cedência do edifício do Museu de Arte entre a Câmara de Esposende e a Junta de Fão.

No momento cerimonial, o GATA - Grupo Fangueiro de Teatro Amador - vai interpretar um dos temas mais populares da vila fangueira: ‘Fão linda terra linda’.

Exposição de Caricaturas

Mas o dia de festa da vila, ainda, vai ser marcado com a inauguração da mostra de caricaturas do falecido fangueiro Alceu Vinhas dos Santos durante as cerimónias.

O autarca fangueiro Luís Peixoto indica que será levada a cabo uma homenagem a Rui
Agonia Pereira, reconhecido matemático natural de Fão, presenteará os mais novos da terra com uma lição de ciência às 15.30 horas.

06-01-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário