Fão homenageou ex-combatentes



O dia 10 de Junho, em Fão, está associado às cerimónias evocativas da memória dos combatentes do Ultramar.

Passaram cinquenta e um anos desde que os nossos compatriotas começaram a ser chamados e recrutados com o objectivo de defenderem as terras ultramarinas do Portugal da altura. Em Fão a junta de freguesia organizou, ontem dia 10, pela 3ª vez consecutiva um programa de cerimónias de homenagem a todos os ex-combatentes do ultramar.


O Sr. Padre Gaio, ultimo Capelão do exército português a desmobilizar de Angola, presidiu as cerimónias religiosas, a missa em memória e honra de todos os que já nos deixaram, no Mosteiro do Senhor Bom Jesus de Fão, assim como a romagem ao cemitério paroquial onde se depositou uma coroa de flores junto à lápide de homenagem existente na capela da Boa Mor te. A missa não terminou sem que os Boinas Verdes - Paraquedistas- cantassem o seu hino …”boinas verdes sobem ao céu”, nem que os Comandos fizessem ouvir o seu grito “MAMA SUMAE “.

Com a presença do Sr Vice-Presidente, Benjamim Pereira, em representação da Câmara Municipal de Esposende as comemorações prosseguiram em almoço na antiga sede da Junta de Freguesia, onde mais de 130 pessoas conviveram em animada tarde de música e memorias.

O Presidente de Junta, Luís Peixoto, recebeu da Associação de Comandos do Porto uma medalha de agradecimento pela iniciativa, o que é demonstrativo da importância que a mesma tem para todos estes homens que deram tempo da sua vida na defesa do território português além-mar.

11-06-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário