Câmara de Esposende mantém apoios ao transporte escolar



No âmbito das medidas de apoio sócio-educativo, a Câmara Municipal de Esposende tem vindo a apoiar o transporte social adaptado a alunos portadores de deficiência e o transporte escolar dos alunos carenciados do concelho de Esposende que frequentam o ensino secundário.

Com efeito, a Autarquia tem financiado a deslocação dos munícipes com deficiência motora, jovens ou adultos, desde o domicílio para a escola ou centro de formação que frequentam, num investimento anual que ronda os 25 mil euros. Essa comparticipação é determinada com base na análise sócio-ecomómica às famílias, sendo que estas são também chamadas a comparticipar de acordo com as suas possibilidades.

No ano lectivo 2012/2013, a Câmara Municipal vai apoiar o transporte de 14 munícipes com deficiência, garantindo, desde modo, mais uma forma de inclusão social, considerando que as respostas sociais decorrentes de programas de índole nacional são, em algumas situações, insuficientes e desajustadas às necessidades dos cidadãos. Porque se pretende uma sociedade mais justa e solidária, o Município aposta na promoção de políticas e estratégias de intervenção social locais que promovam a erradicação da pobreza e da exclusão social e que potenciem o desenvolvimento económico, social e cultural da população.
Por outro lado, enquadrado numa política de apoio a estratos sociais em situação de desfavorecimento social, a Autarquia atribui a totalidade da comparticipação no transporte escolar aos alunos do ensino secundário ou equivalente, oriundos de agregados familiares com parcos recursos financeiros.

Refira-se que, em virtude da difícil conjuntura sócio-económica, os pedidos de apoio dos alunos do secundário, tal como sucede relativamente aos outros níveis de ensino, têm vindo a aumentar, face às dificuldades que as famílias atravessam.

13-09-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário